terça-feira, 14 de julho de 2009

Estação Raul Veiga, um pedaço da história da região de Alcântara

É lamentável que em nosso país determinados patrimônios públicos não têm o seu valor histórico reconhecido. Um exemplo é o que acontece com as estações ferroviárias desativadas em São Gonçalo. Se houvesse interesse político, a preservação desses locais seria hoje referência histórica importantíssima para a compreensão da identidade cultural de nossa cidade.


A estação de Raul Veiga, por exemplo, se tivesse o seu prédio original preservado, hoje seria uma referência cultural riquíssima do passado de Alcântara, porém o que restou foi apenas o nome em meio a casas construídas em seu entorno. Mas, parece, pelo menos, que três estações – Alcântara, São Gonçalo e Porto da Madama – poderão ter final feliz. Há um projeto do vereador Marlos Costa (PT) para transformá-las em centros culturais.


Já que não podemos valorizar a nossa história fisicamente, visitando o prédio, pelo menos, prestigiemos observando a foto abaixo da referida estação, na década de 20.


Estação ainda ativa em 1920 (foto cedida por Wanderley Duck)

Em 2008 (foto: Cleiton L. Pieruccini)

Em 2008 (Foto: Claiton L. Pieruccini)

Mais informações sobre a estação ver site Estações Ferroviárias do Brasil

1 comentários:

Eduardo disse...

Que matéria sensacional! Esse é um retrato fantástico de como a história é realmente engolida pelo crescimento desordenado de uma grande cidade.

Postar um comentário

  ©Grande Alcântara - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo