quarta-feira, 7 de abril de 2010

O dia em que Alcântara foi alagado pelo seu rio

Em toda a minha vida ainda não tinha presenciado cenas tão estarrecedoras de Alcântara como as de ontem, provocadas pelo forte temporal que caiu sobre a região, na última segunda-feira.


Espero que depois desse episódio do transbordamento do Rio Alcântara, as autoridades políticas, principalmente de nossa cidade, façam alguma coisa.


Já que é impossível prever a magnitude de um fenômeno catastrófico da natureza, como desse último temporal - que surpreendeu até os meteorologistas -, que pelo menos, invistam em medidas preventivas para atenuar as consequências trágicas.


E aproveito a ocasião para chamar a atenção para a incompetência de nosso governo municipal, que por falta de projeto, teve a verba de R$ 100 milhões (PAC) destinada para as obras de canalização e dragagem dos rios Alcântara e Imboassú, redirecionada para os cofres da União


E aí, prefeita, como a senhora se sentiu ao ver Alcântara inundado? Sabendo que tinha uma verba para dragar o rio, mas que por incompetência de seu governo não foi possível realizá-la?


Espero que as cenas abaixo sirvam como referência do descaso administrativo de seu governo e que a senhora possa fazer algo significativo daqui pra frente para evitar que outros prejuízos maiores aconteçam no futuro.


Condomínio Alcântara I (Foto: Orkut - Júlia Albuquerque)

Assai (Foto: Orkut - Júlia Albuquerque)

Ponte sobre Rio Alcântara (Foto: Orkut - Maxweel Goudar)

Imediações do Assai e delegacia (Foto: Orkut - Maxwel Goudar)

Rio invade o Condomínio Alcântara I (Foto: Orkut - Maxwel Goudar)

Poucos centímetros de muro separam o estacionamento do Assai e o Rio Alcântara
(Foto: Orkut - Maxwel Goudar)

Assai tomado pelas águas (Foto: Orkut - Maxwel Gourdar)

Rio Alcântara (Foto: Orkut - Maxwel Goudar)

Prédio nas imediações do Rio Alcântara (Foto: Orkut - Maxwel Goudar)

Rio Alcântara alaga a Rua Laureano Rosa (Foto: Orkut - Maxwel Goudar)

Parque das Águas fazendo jus ao nome ( Foto: Orkut - Maxwel Goudar)

Rua Capitão Antônio Martins (Transversal Rua da Feira),
com o Colégio Pandiá Calógeras ao fundo
(Foto: Orkut - Júlia Albuquerque)

Colégio Pandiá Calógeras (Foto: Orkut - Júlia Albuquerque)

15 comentários:

MANN disse...

Essas fotos mostram a incompetência da administração pública e até mesmo o desleixo da população com o lixo.
Limpeza de rios, valas, bueiros faz muito bem ao município, mas consome dinheiro e não apresenta retorno (votos) eleitoral.

Anônimo disse...

ESTOU MUITO TRISTE COM ESSAS COISAS NUNCA VI NADA IGUAL.

Anônimo disse...

Lamentável a situação ocorrida, principalmente em Niterói e São Gonçalo. O sentimento que fica é que estamos por conta própria. Notório por todos os meios de comunicação o empenho, ao menos mostrado, da prefeitura do Rio de Janeiro, assim como o Prefeito estar se mostrando a todo momento, munindo as pessoas de informações. Será que Niterói e São Gonçalo não tem prefeito/prefeitura?? Este sentimento de abandono fica, quando deveria ser ao contrário, já que nossa região esta dentre as mais afetadas. Isso é lamentável. Marllon MMrj

Anônimo disse...

Não acredito nessas fotos, acabei de me mudar de Sg para Macaé e no dia seguinte acontece isso. Espero que tudo isso melhore logo, se Deus quiser, isso vai melhorar.

Anônimo disse...

chove chuva, chve sem parar (8)
Deus, tenha misericórdia de todos nós !

Anônimo disse...

Necessitamos com urgência de trabalhar as questões ambientais locais com a comunidade e os alunos, pois o grande problema dos rios no Alcântara, esta ligado ao lixo nos leitos. Como garrafas PET, copos de guaravita, detritos sólidos deixados pelos comerciantes ambulantes, entre outros.

wylbarbosa disse...

cenas lamentaveis de uma cidade q faltam governantes serios pra governarem

bruna jacob disse...

Gnt, tbm sou jornalista...e é muito difícil ver a cidade onde moramos passando por isso. E grnade parte das coisas que estão acontecendo aqui é or descaso das autoridades municipais e em uma parte pela teimosia do povo. Se as pessoas se conscientizassem de que lixo jogado na rua quando chove , ele volta pra dentro de casa e pensassem um pouco mais no meio ambiente, isso tudo podia pelo menos dar menos trabalho a prefeita, por exemplo, pois menos dinheiro seria que ser investido em manutenção e retirada do lixo, mas pra que um dia possamos viver no mundo que sonhamos e almejamos, temos que cada um de nós colocar a mão em nossa consciência e ajudar.
gnt essa é minha opinião , sei que não posso mudar todo mundo, mas pelo menos eu tenho o livre arbitrio e a capacidade de expor o que penso sem ter medo de que algo possa acontecer comigo.
beijos a todos e que Deus nos abençoe, poupando a nós e a nossas famílias destas tragédias.
Bruna Jacob

Unknown disse...

Estou com 40 anos de idade e nunca ví isso no Alcântara.

Deborah Swanell Munier disse...

Essa foi uma situação mt triste.Pessoas que perderam seus pertences,perderam suas casas, parentes levados pelas águas ou soterrados...foi um fato que marcou mais uma vez a história da população do Rio de Janeiro.Será que agora as autoridades verão os problemas que afeta a cidade chamada de MARAVILHOSA?
Será que a cidade está realmente preparada para receber a olimpíada?
Enquanto bilhões são investidos para o esporte,
milhares de pessoas terão que se virar com a ajuda de um simples aluguel popular durante um ano.E depois???
É lamentável demais...

Anônimo disse...

Fóra prefeita incompetente ,cade o projeto de drenagem do rio alcantara e imboassu, que a Sr. tanta propaganda fez com dinheiro do pac ,que devido o seu mau gerenciamento esse dinheiro voltou para o cofre da união.

Anônimo disse...

gente que orrivel

Anônimo disse...

bom que não teve aula mas foi triste

Anônimo disse...

boa tarde tudo isso que aconteceu foi triste de mais , não sei se alguem ai que comenta passou pela situação ou so viu nas televisão ou fotos.eu vivi na pele todo esse acontecimento não desejo a ninguem o que eu passei,sei que muitos passaram piores situações eu não perdir ninguem da minha familia nem amigos nessa tragedia.mas foi uma noite de puro terror so quem passa quem sabe,vc ver suas coisas irem embora não é nada o pior e ver pessoas presas em sua casa ou serem arrastadas pelas aguas muito triste mesmo,e o descaso das autoridades foi muito grande se não fosse os proprios vizinhos se unirem nem sei o que seria da gente aqui do jardim catarina.mas graças a Deus todos estamos bem apesar de tudo que passamos.estamos cada vez mas forte e unidos espero que nuca mas passamos por isso de novo.que essas autoridades tome vergonha e faça alguma coisa faça valer o seus salario!!!!!!!

Anônimo disse...

Eu tenho vergonha de morar em Alcântara!!!!!!

Postar um comentário

  ©Grande Alcântara - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo